Bolsonaro depõe no STF e nega envolvimento em trama golpista

(Foto: Valter Campanato/CBF)
O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (10), como réu em uma ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Durante a oitiva, Bolsonaro negou ter planejado qualquer ruptura institucional e afirmou que “jamais passou pela cabeça” dar um golpe.
Mesmo admitindo reuniões com aliados e militares, o ex-presidente declarou que apenas discutia “alternativas legais” para permanecer no poder. Segundo ele, nenhuma das ideias seguiu adiante por falta de apoio das Forças Armadas e por respeito à Constituição.

O interrogatório foi conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A defesa de Bolsonaro tentou apresentar vídeos como provas, mas o STF impediu a inclusão de novos elementos nos autos.
O depoimento é parte do processo que apura a responsabilidade de Bolsonaro e outros aliados nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele responde por crimes como tentativa de golpe, associação criminosa e abolição do Estado democrático de direito.
A investigação segue com novos depoimentos e, ao final, o STF decidirá se o ex-presidente será condenado ou absolvido.