Como o Esporte pode ajudar na Inclusão no e melhoria na socialização entre as pessoas.

Como o Esporte pode ajudar na Inclusão no e melhoria na socialização entre as pessoas.
Como o Esporte pode ajudar na Inclusão no e melhoria na socialização entre as pessoas.

Na foto: Willina que é portador da Síndrome da Phelan-Mcdermid com característica do Espectro Autista joga futebol com colegas da escola de futebol. (Foto: Marcelo Alves/Onipressphotos).

13/02/2025 – Willian portador da Phelan-Mcdermid é um vencedor no programa de inclusão.

Com 17 anos de idade hoje, Willian é um dos atletas especiais da escola Paulistano Soccer Academy que consegue estar entre amigos e fazer seus gols em campo e também na vida social familiar, escolar e amigos.

Estivemos acompanhando um treino de futebol na instituição e pudemos constatar que realmente não há barreiras e nem limites para que mesmo portando alguma deficiência o ser humano pode realizar muitas conquistas.

Hoje falaremos de três pontos importantes para esta conquista, Família, Esporte e Professores comprometidos com o desenvolvimento do aluno portador de alguma deficiência.

Na foto: Wellingthon pai de Willian (c) e o professor Eduardo do Paulistano Soccer Academy durante o trabalho dos treinos de futebol. (Foto: Marcelo Alves/Onipress).

Muitas pessoas buscam em muitos lugares alguma alternativa e também caminhos para que seu familiar ou amigos possam estar integrados na sociedade e não se sentir rejeitado nas piores da situação. Assim podendo ter uma qualidade de vida melhor.

Sabemos também que a tecnologia vem avançando e tomando a mente e ocupando espaço de tempo muito importante e irrecuperável na vida de jovens e adolescentes. Tomando o precioso tempo de relação família e de amigos.

Na foto: Eduardo professor no Paulistano Soccer Academy (e) durante orientação do aluno Willian portador da síndrome Phelan-McDermid no centro de treinamento. (Foto: Marcelo Alves/Onipress).

Na esperança de uma solução para isso algumas pessoas buscam inserir filhos, e familiares em cursos, e atividades que possam fazer a desconexão com a internet por exemplo. Ainda assim não priorizam os cuidados físicos e mentais através de exercícios e atividade externas como caminhada, corrida, e outros esportes que o ser humano possa ter contato com a vida externa sem a técnologia.

Em algumas situações encontramos os portadores de deficiência como o do Willian que contém uma síndrome rara Phean-Mcdermid e no caso dele, características de “TEA”. (Transtorno Espectro Autista).

Desde pequeno a família já tinha a informação que Willian teria uma vida de atividades diferente de pessoas consideras normais.

Mas não foi isso que impôs ao Willian limites para ter uma vida de atividade com qualidade e muita atividade. Hoje ele faz parte do grupo de jogadores jovens e adolescentes da escola Paulistano Soccer Academy em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, SP.

A instituição não é a única que hoje oferece este tipo de suporte de atendimento a pessoas portadoras de alguma deficiência no esporte, pois ele pratica a natação também como trabalho físioterapeutico.

Na foto: Lance da partida entre alunos no coletivo realizado no Paulista Soccer Academy em Itapecerica da Serra, SP. (Foto: Marcelo Alves/Onipress).

Porém hoje vamos falar exclusivamente do Paulistano Soccer Academy de futebol, que claramente é onde Willian faz uma trabalho e tem um aproveitamento excelente de inclusão de socialização com amigos que reflete também no meio familiar e estudantil.

É lá na Paulistano Soccer Academy que ele realmente se solta, comemora seus gols e tem seu aproveitamento de esportividade inclusiva e social.

Com o acompanhamento dos Professores , Dênis e Eduardo, Willian reponde aos comandos dos professores, se comunica com os amigos e tem uma vida de qualidade com os amigos jogadores de futebol.

Willian não é tratado com nenhuma diferença de tratamento dos demais com relação a qualquer benefício por portar uma síndrome que por sinal o deixa não verbal. (Sem se comunicar por fala).

Na foto: Willian consegue acompanhar o treinamento normalmente com boa resposta de reflexos e obediência aos comandos dos treinadores Dênis e Eduardo no trabalho de inclusão. (Foto: Marcelo Alves/Onipress).

Ele é sempre muito expressivo e também consegue replicar tudo que é pedido nos treinos, físicos, coletivos e jogos com os demais atletas.

O professor Dênis ressalta que o mais importante ainda que haja na escola competições, independente do aluno ter ou não uma deficiência é o bom convívio social entre eles e familiares.

Os limites a serem vencidos são coisas muito particulares dos próprios alunos com deficiência. Eles mesmos vencem dia após dia cada limite ou cada obstáculo.

O pai do Willian o acompanha o tempo todo ajudando em detalhes nos treinos e jogos entre amigos. E como ele mesmo diz; ” Cada dia mais vejo meu filho avançando e vencendo como um garoto especial”!

Redação

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